Os desafios e aprendizados na carreira de uma líder em excelência operacional

Nesta entrevista exclusiva, Ana Oliveira, Diretora de P&S Operational Excellence na Syngenta, compartilha sua trajetória profissional, os desafios que a motivaram em sua transição para a Syngenta e sua visão sobre estratégias para garantir operações mais eficientes e sustentáveis.

Como foi sua transição para a Syngenta e quais desafios mais te motivaram nessa posição?

Minha transição profissional foi motivada pela oportunidade de liderar uma iniciativa transformacional e estratégica, que foi construir um time de excelência, bem como as visões e propósitos da área do zero.

Syngenta é uma multinacional se destaca por sua ambição em elevar a maturidade de processos e tecnologia, além de contar com um time excepcionalmente capacitado. A oportunidade de contribuir para esta transformação organizacional, aliada à notável cultura corporativa da Syngenta, foi o fator decisivo para minha mudança de carreira.

A busca pela excelência operacional é um desafio constante nas empresas. Quais estratégias você considera essenciais para garantir operações mais eficientes e sustentáveis?

Conhecimento dos fundamentos de SCOR (Supply Chain Operations Reference) e principalmente entender em qual nível de maturidade sua empresa está, em termos de alguns pilares: Processo, Metricas, Governança, estratégia, Technologia e dados.

A inovação desempenha um papel fundamental na indústria agrícola. Quais avanços tecnológicos você destacaria como transformadores no setor?

Technologias no Campo (Tracking e estimativas de plantio, despendoamento e colheita), na área de demanda e processos de planejamento.

Quais são os principais desafios ao implementar novas tecnologias em uma operação de larga escala?

Dados com certeza, mas um fator primordial é processo. Eu acho que muitas empresas “customizam” muito suas ferramentas, e a partir do momento que sua empresa cresce em maturidade, é necessário mudanças na tecnologia. O interessante é fazer implementação já com o modelo de referencia das melhores praticas.

Quais são os pilares de uma cultura de excelência operacional bem-sucedida?

  1. Conhecimento / Aprendizado 
  2. Entender a cultura da empresa
  3. Escuta Ativa
  4. Entender o momento e maturidade da empresa
  5. Conhecimento técnico de melhores práticas
  6. Cuidar das pessoas.

Ana será uma de nossas ilustres palestrantes no Brasil Manufacturing Summit 2025! Participe e aprofunde seus conhecimentos sobre as últimas tendências e desafios da indústria de manufatura!

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit